Home / Ficção / Finais – Ato 3

Finais – Ato 3

Um final fraco pode arruinar um livro maravilhoso. Um final forte pode redimir um livro medíocre. Por isso é necessário levar o final do seu livro bem a sério.

“Seu primeiro capítulo vende seu livro. Seu último capítulo vende o próximo” – Mickey Spillane

Um grande final faz principalmente duas coisas: Primeiro, ele se encaixa perfeitamente no tipo de romance. Segundo, ele surpreende o leitor. Você não quer que o leitor termine o livro pensando “Eu já isso tantas vezes.”


Finais por nocaute
As lutar mais emocionantes são aquelas em que você pensa que um lutador vai perder mas ele tem uma reserva de forças para nocautear o oponente com um último golpe. Faça isso na sua história, mantenha a tensão até o último momento possível.
Perto do final do livro você quer que seu leitor se pergunte “Será que o protagonista terá que fugir? Será que os adversários são muito fortes para ele?”. E seu herói vai precisar de muita coragem física e moral para ficar e lutar. E em geral os leitores preferem que alguém seja derrotado decisivamente.


Adicionando Ah! e Uh-Oh!
Algo que os leitores gostam bastante é ver algo na vida pessoal do herói ser resolvido após ele vencer o mal. Essa resolução emocional desperta um “ah” no leitor, pois é como se fosse uma última nota perfeita em uma grande sinfonia.
O “Uh-oh” é mais usado nos gêneros de horror e mistério. Geralmente acontece quando o escritor coloca uma suposta resolução, mas então, na última página, ele mostra para o leitor que aquilo não foi bem assim. Que, por exemplo, embora o herói pense que salvou sua família e estão todos bem, sua filha ainda está possuída por um demônio.


Sacrifício
É um elemento popular no final de vários romances ocidentais. O herói que sacrifica seu objetivo por outra pessoa, ou por algum valor moral mais elevado.
Muitas batalhas finais são uma espécie de sacrifício – o herói sacrifica sua segurança e bem estar. Nesse caso é um sacrifício físico.


Reviravolta final
Não existe uma técnica para fazer um final que realmente surpreenda o leitor, até porque os enredos variam muito. Mas James Scott Bell dá uma dica bem legal em Write Great Fiction – Plot & Structure. Quando estiver chegando ao final do livro, pare um pouco e imagine ao menos 10 finais alternativos. Depois pense em qual é mais surpreendente e se você pode, de alguma forma mesclá-lo com o final que você havia planejado, ou mesmo mudar totalmente.


Ressonância da Última Página
O dicionário define ressonância como um som intenso e prolongado que agrada seu ouvido. Como aquelas últimas notas de uma sinfonia que se fixam em sua alma.
Se esforce para fazer com que o leitor sinta o mais próximo disso possível quando terminar seu livro.
Linguagem
Cada palavra precisa ser cuidadosamente escolhida no final. É um momento crucial no romance.
Diálogos
Terminar o romance com um diálogo pode causar uma ressonância no leitor, desde que não pareçam fora do lugar, acrescentados depois. Um forma de fazer um bom diálogo final é fazendo referência à algo que aconteceu mais cedo na história ou à algum bordão usado por algum personagem durante a história.
Descrição
Pode ser interessante para um bom final se você encontrar aquela que parece perfeita para o momento. Ou uma descrição que mostre algo que irá acontecer.


Evite a pressa
Alguns escritores estão tão ansiosos para terminar sua história que se apressam no final. Isso acontece especialmente com escritores que tenham prazo de entrega.
Não apresse o seu final. Coloque nele tudo que você achar necessário para terminar sua história satisfatoriamente (é mais fácil cortar depois do que adicionar). É imprescindível amarrar todas as pontas do seu romance no fim. Feche todos os subenredos. Se algum dos seu leitores testes perguntar ao fim da leitura “mas o que aconteceu com o personagem tal?”, você precisa voltar e amarrar isso no final.

Compartilhe!
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Sobre Carolina

Carolina
Apaixonada por livros, estudante de Letras e escritora em treinamento.

Check Also

Little-Men-Tommy-Banks-768x509

8 dicas para escrever personagens crianças

Com sua mistura fascinante de inocência, estado de alerta, egoísmo, e idealismo, personagens infantis pode ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Menu Title