Home / Ficção / 5 Dicas para Escrever Suspense

5 Dicas para Escrever Suspense

Muitos escritores experientes falam sobre como gostariam de saber, quando começaram a escrever, o que eles sabem hoje. Mas para sorte de quem está começando agora, muitos deles também compartilham essas experiências conosco. A escritora Kira Peikoff deu algumas dicas para os escritores que estão começando agora a escrever suspenses, no site da “Writer’s Digest”


1) Estruture as Cenas como Mini-Romances: Cada uma deve conter o seu próprio arco narrativo, com o aumento da ação e um momento culminante que assinala o fim do capítulo. Uma boa forma de terminar a maioria dos capítulos é com um cliffhanger (momento de angústia, de suspense), especialmente o primeiro capítulo. A grande questão dramática deve ser levantada na cena de abertura, e depois resolvida de uma forma inesperada ou desfavorável, para arremessar o personagem principal para o conflito (e, assim, arrastar os seus leitores para a história). Coloque seu protagonista em apuros logo que possível e nunca deixe-o ficar muito confortável nem muito seguro.


2) Planeje o enredo estrategicamente para evitar que decaia no meio: Muitos escritores começam seus livros com uma ideia brilhante, avançam sem parar por umas 60 páginas, e de repente eles percebem que ainda tem 240 páginas em branco e nenhuma ideia de para onde ir. Kira sugere um método. Assim que tiver o elenco principal de personagens e seus conflitos, ela concebe um novo livro em quatro seções. No final de cada seção, ela imagina uma grande reviravolta para lançar a próxima seção e manter a dinâmica narrativa. Depois de descobrir os quatro grandes pontos da trama , é só se aprofundar, traçar cada seção individualmente, soltando pistas falsas e dicas sobre as reviravoltas, para que sejam lógicas sem ser previsíveis. Esta é uma parte difícil do processo: estar apto a mudar quando você começar a escrever. Pense no esboço como uma estrada: você pode ir por fora de vez em quando, mas você precisa sempre voltar para a estrada para chegar ao seu destino final.


3) Altere os Personagens POV: Pode ser bom escrever na visão múltipla de terceira pessoa, alternando entre protagonista, antagonista, e, geralmente, outra personagem principal que tem uma participação no conflito central. Entrar na cabeça de cada personagem aumenta suspense para o leitor, que consegue antecipar os movimentos dos personagens concorrentes. É a escolha de POV mais fácil para usar ao escrever um thriller. Quando você seguir a Dica 1 e terminar cada capítulo em um momento de angústia, em seguida, mude para um novo personagem cuja cena também termina em um cliffhanger, e o leitor estará rasgando as páginas para saber o que acontece. Uma palavra de sabedoria: a escolha de POV mais difícil é escrever em primeira pessoa e manter todo o livro com apenas um personagem, porque você não poderá criar ironia dramática. (isso é, quando o leitor sabe mais sobre o que está acontecendo no conflito que cada personagem sabe.)


4) Obscureça o POV quando útil: Digamos que você está escrevendo uma cena de assassinato, mas você quer que a identidade do assassino de permaneça em segredo. O truque é escrever a cena do ponto de vista da vítima. Não permita que a vítima conheça ou reconheça o assassino, para que possa ter um efeito dramático, uma cena intensa, sem estragar o mistério.

5) Levante questões e atrase as respostas: Esta técnica é a chave absoluta para o suspense. Despertar a curiosidade das pessoas e, em seguida, fazê-los esperar por uma resolução. Enquanto eles estão esperando, introduza uma nova pergunta tentadora, e depois adie a resposta também. Uma vez feito isso com sucesso, você tem uma página virada.


Vá em frente e boa sorte!

Compartilhe!
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Sobre Carolina

Carolina
Apaixonada por livros, estudante de Letras e escritora em treinamento.

Check Also

cena-de-no-coracao-do-mar-1449022541269_956x500

A razão para escolher um protagonista

Na maior parte do tempo, os escritores não escolhem um protagonista, mas o protagonista nos ...

Um comentário

  1. Abílio Guia

    Gostei destas dicas. Apesar de estar já a utilizar algumas, em conjunto são infalíveis de criar suspense. Suspense é o segredo de uma boa história.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Menu Title