Home / Ficção / 9 Dicas para uma Vida de Escritor

9 Dicas para uma Vida de Escritor

Comecei a fazer hoje um curso online da University of Iowa – How Writers Write Fiction, e a primeira aula já foi muito interessante. A escritora Michelle Huneven passou algumas dicas bem legais sobre como manter uma vida de escritor, e vou compartilhar aqui com vocês.


1 – Faça com que escrever seja uma prioridade na sua vida, e todo o resto vai se encaixar em seus lugares.
2 – Tenha um bom cronômetro e use-o, especialmente quando se sentir bloqueado. Decida quanto tempo quer escrever (7 minutos, 12 minutos, 3 horas), ajuste o cronômetro e escreva sem parar durante esse tempo, mesmo que não tenha nada interessante para dizer.
3 – Junte-se a um grupo de escrita. São especialmente bons os grupos que se encontram em datas definidas, pois isso te ajuda a escrever.
4 – Encontre um escritor que queira trocar trabalhos regularmente com você (se possível, um melhor que você). Mostrar seus trabalhos em fase inicial para alguém que entende do assunto pode te poupar muita dor de cabeça. Além de tornar seu trabalho menos solitário.
5 – Faça exercícios físicos. Sua mente e seu corpo estão conectados, e um corpo saudável ajuda a ter uma mente saudável. Além do que, tirar um momento para caminhar é uma ótima forma de focar sua mente no seu trabalho de escritor.
6 – Faça coisas criativas que não são baseadas em palavras – culinária, jardinagem, cerâmica, toque um instrumento. Isso dá combustível para a imaginação.
7 – Sempre escreva suas ideias assim que as tiver. Isso ajudará seu subconsciente a trabalhar nelas, mesmo quando você faz outras coisas (como dormir). Se você não escrever a ideia, o mais provável é simplesmente esquecê-la.
8 – Mesmo que você seja um romancista, escreva algo curto de vez enquanto. Quando se trabalha por muito tempo em um romance você pode esquecer como é terminar algo, e é sempre bom se lembrar do prazer de concluir um trabalho.
9 – Lembre-se que a escrita é como jogo. Você pode muitas vezes ficar bloqueado, sem saber como continuar, mas você precisa seguir o fluxo. Você não pode forçá-lo, não pode controlá-lo.

Compartilhe!
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Sobre Carolina

Carolina
Apaixonada por livros, estudante de Letras e escritora em treinamento.

Check Also

cena-de-no-coracao-do-mar-1449022541269_956x500

A razão para escolher um protagonista

Na maior parte do tempo, os escritores não escolhem um protagonista, mas o protagonista nos ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Menu Title