Erros Mais Comuns: Inferir Pensamentos de Personagens não POV

Começando a série de Erros Mais Comuns, vamos falar sobre sobre o Ponto de Vista (POV – Point-of-View).
Uma das primeiras coisas que os escritores aprendem é a não ficar trocando o POV, passando da cabeça de um personagem para outro. Ao invés disso é aconselhável (mas não é uma regra absoluta), escolher um personagem e conhecer os pensamentos e sentimentos apenas dele. Os outros são vistos através dos olhos desse personagem POV, que não conhece o que ou outros pensam, só pode deduzir pelo que vê.(Mais informações em Ponto de Vista). Nessa hora, alguns escritores inexperientes cometem um erro bastante comum: descrever detalhadamente os pensamentos de outro personagem como se vistos pelo personagem POV. Eis um exemplo:

“Luke olhava para Elizabeth enquanto ela lia o menu. Sem dúvidas ela estava pensando em pedir espaguete. Ela franzia o cenho sem levantar os olhos, como se odiasse a maneira como ele olhava para ela. Ela provavelmente pensava que ele estava tentando ler seus pensamentos. Com certeza ela estava brava com ele, prometendo pra si mesma não ir a um segundo encontro”

Todos nós fazemos inferências sobre o que as pessoas estão pensando através de sua linguagem corporal, mas precisamos que isso tem um limite. Ninguém sabe “Sem dúvidas” “Com certeza” o que a outra pessoa está pensando nesse nível de detalhamento. O escritor nesse caso apenas ‘fingiu’ se manter no POV escolhido mas mesmo assim contou o que se passava na cabeça de outra personagem.
A melhor forma de se manter realista, é descrever apenas a linguagem corporal e deixar que o leitor mesmo tente descobrir o que o personagem está pensando. Ele tem então as mesmas pistas que Luke para saber o que passa pela cabeça de Elizabeth.
Isso acontece muitas vezes quando o escritor está inseguro com relação a passar para o leitor o que ele realmente quer dizer. Mas lembre-se: não subestime seu leitor. Eles são inteligentes. Você não precisa entregar tudo de bandeja.

Adaptado do podcast Helping Writers become Authors

Compartilhe!
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Sobre Carolina

Carolina
Apaixonada por livros, estudante de Letras e escritora em treinamento.

Check Also

Little-Men-Tommy-Banks-768x509

8 dicas para escrever personagens crianças

Com sua mistura fascinante de inocência, estado de alerta, egoísmo, e idealismo, personagens infantis pode ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Menu Title