[Lendo com escritor] A Redoma de Vidro, de Sylvia Plath

Redoma de Vidro
Redoma de Vidro

Hoje vamos falar sobre um livro incrível: A Redoma de Vidro, de Sylvia Plath.
A história, parcialmente auto-biográfica, conta a história de uma adolescente sofrendo de depressão. E é também um estudo de caso interessante sobre como fazer o ponto de vista trabalhar por você.
O livro é escrito em primeira pessoa por Esther, uma universitária que sonha ser escritora e está fazendo estágio em uma revista de moda badalada. Ela vai contando para nós os acontecimentos de sua vida e suas experiências, ao mesmo tempo em que entra em uma depressão cada vez mais profunda. É interessante notar que, como a própria personagem não consegue racionalizar muito bem o que está acontecendo com ela, nós também não temos uma visão clara. Vendo através dos seus olhos não podemos distinguir claramente sobre suas experiências: se tudo aconteceu mesmo, se ela está exagerando, ou contando parcialmente como aconteceu. Diferente de muitos outros livros em que vemos a personagem pelos olhos do narrador que nos descreve com detalhes o que está acontecendo e porque, aqui estamos juntos com ela.
É uma ideia bem interessante de como usar o ponto de vista ao seu favor para criar diferentes efeitos no leitor. Pense nisso quando quiser deixar o leitor no escuro sobre os sentimentos dos personagens, ou mesmo sobre o cenário: que tal o Ponto de Vista de primeira pessoa para confundir o leitor?

Compartilhe!
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Sobre Carolina

Carolina
Apaixonada por livros, estudante de Letras e escritora em treinamento.

Check Also

livros

Nova coluna: Lendo como escritor

A coisa mais importante para ser um escritor é ler muito! Por mais que existam ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Menu Title