Home / Poesia / 5 Dicas para Escrever Poemas sobre a Natureza

5 Dicas para Escrever Poemas sobre a Natureza

A natureza oferece um mundo de inspiração para escritores criativos; o que não é nenhuma surpresa. Mas captar vividamente a essência da natureza em sua poesia pode ser algo elusivo e frustrante. Aqui estão algumas ótimas dicas para escrever poemas sobre a natureza que ajudarão você a se destacar.


1 – Evite o esperado
Você sabe: chuva é triste, a luz do sol é alegre, grama verde crescendo significa renovação e rios representam mudança. Ao invés disso use todos os seus sentidos e experimente a natureza de uma forma nova. Qual o som de uma floresta? E a fragrância do ar no topo de uma montanha? Como escritor, seu trabalho é apresentar aspectos e interpretações do mundo natural que os leitores ainda não tenham experimentado.


2 – Esteja preparado
Como um bom escoteiro, tenha certeza de ter tudo que precisa para o trabalho ao ar livre. Se vista para o terreno e para o clima – ter lanches e água é uma boa ideia também. Traga seu diário e uma caneta. A natureza é vasta e não tente sumarizar tudo de uma vez só. Foque em um aspecto do seu ambiente. Então, quando se sentir inspirado, escreva, e não edite suas primeiras impressões.


3 – Não ignore os efeitos do envolvimento humano
Hoje em dia, há poucos lugares no mundo onde as pessoas ainda não visitaram, não importa quão remotos. Não tenha medo de reconhecer as conexões, diferenças e dilemas que surgem na relação entre o homem e a terra. E não se esqueça de “levar apenas lembranças (e notas!) e não deixar nada além de pegadas.”


4 – Esteja ciente de sua mensagem.
Muitos professores de poesia falam sobre a importância de não empurrar uma mensagem ou significado específico, não escrever um poema com a intenção de ensinar alguma coisa de forma moralizante para o seu leitor. Melhor deixar o seu poema ensiná-lo sobre si mesmo enquanto você trabalha nele. A natureza do poema pode ter uma mensagem (para proteger o meio ambiente? respeitar a natureza?), mas tome cuidado para não ser enfadonho ou condescendente.


5 – Se você quer ter seu poema publicado
Há duas coisas que você deve fazer para ter sua poesia publicada em revistas literárias de renome ou para publicar uma coleção de poesia. Primeiro: Escreva grandes poesias. Saia de casa e descubra o que o mundo natural tem para oferecer. Leia poemas notáveis – muitos deles. Tenha aulas. Passe algum tempo conversando, vivendo e respirando poesia. Faça da poesia seu estilo de vida. Se você estiver escrevendo grandes poemas sobre a natureza, você deve ser capaz de ter seu trabalho publicado.
A segunda coisa que você deve fazer é enviar seus poemas regularmente para publicação. O melhor poema do mundo não vai ter impacto se nunca for lido. Portanto, desenvolva uma estratégia de submissão rigorosa e regular, se você deseja obter resultados. Se você prefere concentrar seu tempo e atenção inteiramente na escrita, você pode sempre deixar o trabalho submissão aos especialistas de ajuda ao escritor.


Traduzido de “Writer’s Relief”

Compartilhe!
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Sobre Carolina

Carolina
Apaixonada por livros, estudante de Letras e escritora em treinamento.

Check Also

giz colorido

10 Exercícios de Criatividade

Quando surge aquele bloqueio criativo nada como alguns exercícios para avivar a criatividade. Selecionei aqui ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Menu Title