Home / Ficção / Tenho uma ideia! E agora?

Tenho uma ideia! E agora?

Então você já tem uma ideia para o seu romance (ou conto). Precisa fazer algo antes de escrevê-la?
Pode ser uma boa você lapidar um pouco a ideia antes de colocá-la no papel. Faça essas perguntas para você mesmo e veja como sua ideia pode melhorar ainda mais.
1 – Esse tipo de história já foi escrito antes? Quase certeza que a resposta será sim. O que então você pode adicionar para fazê-la única? Faça um brainstorm até conseguir algo que ninguém escreveu ainda.
2 – Meu cenário é ordinário? Se for, o que você pode fazer para torná-lo mais interessante?
3 – Seu personagens parecem tirados de um estoque velho? Se sim, com melhorá-los? Que nova perspectiva você pode prover? Faça um brainstorm e não pare até ter algumas ideias interessantes.
4 – A história é “grande o bastante” para ter um grande número de leitores? Se não for, como você pode torná-la mais significativa? Muitas vezes a morte é uma possibilidade interessante.
5 – Posso adicionar algum elemento para ficar mais fascinante? Pense na história por todos os ângulos e como você pode adicionar reviravoltas e torná-la mais viva. Faça outra lista.


Agora última coisa antes de começar a escrever é dar uma olhada na Pirâmide de Bell (criada por James Scott Bel)


Paixão
A base da pirâmide é a paixão. Escrever um romance pode levar meses, as vezes anos, então é melhor estar apaixonado pelo história que está escrevendo. Se você tentar escrever algo só porque acha que fará sucesso você provavelmente desistirá no meio do caminho.
Potencial
Você quer que sua história seja publicada, então tire um tempo para investigar se seu livro tem chance de ser publicado. Veja o que está a venda nas livrarias e se pergunte se um grande público teria interesse no seu livro.
Precisão
E finalmente, se esforce para fazer da sua história o melhor que você puder dentro do seu objetivo.

piramide de bell
piramide de bell

Compartilhe!
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Sobre Carolina

Carolina
Apaixonada por livros, estudante de Letras e escritora em treinamento.

Check Also

Little-Men-Tommy-Banks-768x509

8 dicas para escrever personagens crianças

Com sua mistura fascinante de inocência, estado de alerta, egoísmo, e idealismo, personagens infantis pode ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Menu Title