Home / Ficção / Por que você deve manter um Diário (e como começar seu)

Por que você deve manter um Diário (e como começar seu)

Algumas das pessoas mais influentes da história mantiveram diários detalhados de suas vidas. Esses diários serviram a dois propósitos: um registro permanente para a posteridade, e uma liberação catártica para as pessoas que os escrevem. Mesmo se você achar que precisa de nenhum dos dois, manter um diário tem grandes benefícios dos quais você pode desfrutar imediatamente. E aqui está porque você pode querer sentar-se regularmente para anotar seus pensamentos.

Mesmo se você não acha que haverá um documentário que usará seu diário para comentários, há motivos de sobra para manter um para si mesmo. Talvez você queira deixar algo para trás para os seus filhos que conte a sua história do que você realizou. Talvez você seja mais prático, e queira uma maneira de aproveitar a sua criatividade. Talvez você só quer a liberação catártica que vem com a escrita regular. Seja o que for, estas são todas grandes razões. Vamos olhar para cada uma, e por que elas são tão importantes.


Escrita regular tem benefícios para a saúde mental

A escrita pode fazer maravilhas para a sua saúde. Além de manter o fluxo criativo – um tópico separado no qual nós vamos chegar logo – escrever regularmente pode lhe dar uma válvula de liberação catártica segura para as tensões de sua vida diária. E não precisa escrever ficção para isso. Escrever regularmente não apenas faz você se sentir bem, mas ajuda você a reviver os eventos que você experimentou em um ambiente seguro onde você pode processá-los sem medo ou stress.

Na verdade, há tantos dados sobre os benefícios mentais e emocionais de fazer um diário que conselheiros, assistentes sociais e terapeutas frequentemente encorajam seus pacientes a fazê-lo. Há um estudo na revista Advances in Psychiatric Treatment (em inglês) com um resumo sólido de pesquisa atual sobre o tema. No estudo, os pesquisadores notaram que escrever por 15-20 minutos em 3-5 ocasiões foi suficiente para ajudar os participantes a lidarem com eventos traumáticos, estressantes, ou emocionais de alguma outra forma. Tem sido especificamente eficaz em pessoas com doenças graves, como o câncer, por exemplo. Na verdade, a prática é tão bem vista, que há um Centro de Terapia de Diário dedicada aos benefícios para saúde mental de se manter um diário regular, tanto em contextos terapêuticos e pessoais.

Não é apenas sobre o que você escreve. Como você escreve desempenha um papel também. Esse estudo da University of Iowa (em inglês) mostra que escrever sobre eventos estressantes ajudaram os participantes a lidar com os eventos que eles experimentaram. A chave, no entanto, era se concentrar no que você estava pensando e sentindo, ao invés de apenas nas emoções. Em suma, você obter os melhores benefícios de escrever quando você está contando a sua história pessoal, não apenas escrevendo sobre seus sentimentos por conta própria. É um grande exemplo de como contar a sua própria história pessoal pode fazer uma enorme diferença no seu bem-estar.


Manter um diário ajuda a aproveitar a sua criatividade

Os benefícios criativos de se manter um diário também estão bem documentados. Você já deve ter ouvido falar que a melhor maneira de obter a melhor escrita é apenas continuar encrevendo. Isso é verdade, mas os benefícios vão mais fundo do que apenas a elaboração de melhores frases. Por exemplo, a escrita regular pode ajudá-lo a aprender a processar e comunicar idéias complexas de forma eficaz. Também pode ajudá-lo a memorizar informações importantes e ter novas ideias. Em outras palavras, escrevendo sobre suas experiências não só ajuda a processá-las, também ajuda você a ver as oportunidades que podem não ter sido aparente à primeira vista. Também ajuda você a aprender a quebrar experiências complexas em pedaços relevantes e úteis de informação organizada de forma coerente.

Mesmo se você ache que nada de especial aconteceu com você, o próprio ato de manter um diário pode ajudá-lo no brainstorm. Quantas vezes você já se pegou escrevendo sobre algo que pareceu sem brilho na superfície, mas levou você a uma teia de aranha de outros pensamentos, idéias e memórias enquanto você estava processando? A escrita regular abrirá as portas para as oportunidades cada vez que você se sentar.


Mesmo se você não faz um trabalho criativo, escrever regularmente tem benefícios práticos

Escrever regularmente pode ser funcional, também, e serve como um lembrete de erros que você cometeu, realizações que você está orgulhoso, e grandes momentos dos quais você quer se lembrar. Por exemplo, manter um diário de trabalho pode servir como um histórico de erros e acertos. Esse registro escrito pode vir a calhar mais tarde, quando você estiver se sentindo para baixo, mas eles também podem ajudá-lo a endireitar seu navio pessoal quando você estiver se sentindo perdido. Pegue o seu diário de trabalho e olhe para trás sobre as coisas que você fez muito bem com – você pode ser capaz de encontrar um padrão de coisas que você quer seguir, em termos de carreira. Da mesma forma, essas conquistas e momentos impressionantes não apenas aumentar a sua auto-estima, eles podem dar-lhe uma justificativa para um aumento ou promoção, quando chega a hora de falar com o chefe sobre um aumento. Você não tem que ser um trabalhador criativo para apreciar olhar para trás sobre as coisas que você fez bem, e as coisas que você ainda precisa melhorar. Vendo seus próprios erros antes que eles apontem para você é uma grande coisa, e documentar suas realizações garante que elas nunca sejam esquecidas.

Escrever regularmente pode aplicar-se a mais do que ao trabalho apenas. Manter um diário é uma ótima maneira de construir melhores hábitos, pois o obriga a estar consciente de suas ações e comportamentos. Se você estiver vigiando o que você come, manter um diário alimentar é uma ótima maneira vigiar isso mais perto – e é comprovado que ajuda as pessoas a comerem mais saudavelmente. Da mesma forma, apenas escrever coisas positivas que aconteceram com você ou rastrear o seu humor pode ajudar a identificar bons padrões em sua vida que são repetíveis.


Quais meios você deve escolher, e por quê

Assim que tiver decidido manter um diário, sua decisão seguinte é a forma de fazer isso. Você tem muitas opções, e o que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra. Você tem que escolher o que funciona melhor para você. Aqui estão algumas opções:


Cadernos de papel

Se você ama a sensação de fisicamente escrever seus pensamentos, um caderno de papel pode ser a melhor opção para você. Não há realmente nada como colocar a caneta no papel. Manter um diário de papel lhe dá total controle físico sobre sua escrita, e dá mais privacidade, uma vez que há pouca chance de seu diário a ser “hackeado” ou “perdido” quando um serviço é desligado ou é comprometido. No entanto, o registro no diário de papel significa que você não tem backups no caso de algo acontecer com seu trabalho – roubo, incêndio ou apenas uma mochila perdida significa que seu diário se foi para sempre.

Aplicativos de Diário

Se você simplesmente não pode separar-se de seu celular ou laptop, há uma abundância de aplicativos que prometem privacidade e segurança, bem como um grande ambiente de escrita.

Claro, você não tem que usar aplicativo nenhum. Você pode simplesmente manter um arquivo de texto codificado no Dropbox, Evernote ou usar Google Keep, ou qualquer outro aplicativo de anotações que você preferir. Você pode até mesmo lançar seu próprio sistema personalizado com quaisquer ferramentas que você prefere, mas tenha em mente que quanto mais você automatizar o processo mesmos benefícios você terá.

Blogar

Blogar é outra ótima maneira de obter os benefícios de manter um diário, independentemente de você começar a fazer um nome, ou apenas para colocar os seus pensamentos e sentimentos para fora. Manter um blog abre a porta para o maior público, mas ele vem com o sacrifício da privacidade. Se essa é a sua rota preferida, você tem uma grande variedade de ferramentas para escolher, gratuitas ou pagas.


Independente da forma que você optar por manter o seu jornal, há claros benefícios em fazê-lo. Você não tem que ser Kurt Cobain, Isaac Newton, Abraham Lincoln, Leonardo Da Vinci, ou qualquer outro artista famoso, político, cientista, ou figura famosa para que seus pensamentos e experiências valham a pena. Em qualquer caso, eles podem ter um benefício enorme para você, pessoalmente, e serem esclarecedores para qualquer um que com quem você escolher compartilhá-los.

Compartilhe!
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Sobre Carolina

Carolina
Apaixonada por livros, estudante de Letras e escritora em treinamento.

Check Also

Little-Men-Tommy-Banks-768x509

8 dicas para escrever personagens crianças

Com sua mistura fascinante de inocência, estado de alerta, egoísmo, e idealismo, personagens infantis pode ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Menu Title