Home / Acadêmico / Como Desenvolver Habilidades de Escrita: Quatro Práticas essenciais

Como Desenvolver Habilidades de Escrita: Quatro Práticas essenciais

Stephen King disse uma vez: “Se você quer ser um escritor, você deve fazer duas coisas antes de todas as outras: ler muito e escrever muito.”

É óbvio que se deve escrever, a fim de ser um escritor. Mas muitos escritores renunciam a leitura, especialmente na era moderna do entretenimento eletrônico onde os jogos, filmes e programas de TV estão tão facilmente disponíveis.

Eu acho que quando eu fico muito tempo sem ler, a minha escrita sofre. Principalmente, eu me torno menos motivada, mas outra coisa acontece: a minha mente pára de pensar em palavras; em vez disso, ele começa a pensar em imagens.

Em sua citação, King fala sobre ser um escritor. Mas e se você não for um escritor ainda? E se você é um escritor, mas você ainda está aprendendo o ofício? E se você está procurando maneiras de desenvolver habilidades de escrita? Ler e escrever ainda estão topo da lista de atividades que você deveria estar fazendo?

Eu diria que sim, mas com uma ressalva: a leitura e a escrita devem partilhar os primeiros lugares da sua lista de prioridades junto com o estudo da habilidade e obter feedback sobre o seu trabalho.

Muitos escritores acham que a melhor maneira de se destacar na escrita é não fazer nada mais do que escrever. A prática leva a perfeição, certo? Bem, sim e não. Praticar certamente ajuda, mas que bem há em praticar se isso acontece em um vácuo? A leitura e a escrita são fundamentais para qualquer escritor, mas não vamos esquecer que o estudo e o retorno também são essenciais.


Leitura

Se há uma coisa que posso dizer sobre um escritor a partir de um pedaço do texto, é se o escritor lê ou não. Se o escritor não ler, a prosa vai ser um pouco estranha, e vai soar como se alguém tivesse transcrito a fala natural (isto não funciona por escrito). A história muitas vezes parece que foi retirada de um filme de sucesso e empurrada para o papel. Muito regras básicas da gramática, ortografia e pontuação não são observados. É apenas óbvio. Se você é um bom leitor ou se você não lê regularmente,isso vai aparecer no seu trabalho.


Escrita

É quase desnecessário dizer que o ato de escrever é necessário para o desenvolvimento de habilidades de escrita. Mas você pode se surpreender com a forma como muitas pessoas pensam que, sem qualquer prática, eles podem sentar-se e fazer aparecer um texto decente. Eu acredito que este equívoco vem do fato de que todos nós sabemos como escrever no sentido técnico – nós sabemos como digitar ou escrever letras, frases e parágrafos. Portanto, todos nós somos escritores. Mas isso é um equívoco grave. Escrever é muito mais do que amarrar letras e palavras juntos.


Estudo

Eu já indiquei que todos os escritores devem ler e escrever, mas os escritores que ainda estão desenvolvendo suas habilidades precisam estudar o ofício. Não só precisamos estudar a mecânica, como gramática, sintaxe, contexto, a construção geral da prosa abrangente e convincente – também precisamos estudar a nossa forma (ficção, não-ficção, poesia) e gênero (literário, ficção científica, romance, etc). De workshops de escrita a livros de referência, há uma fonte inesgotável de recursos que nós, escritores, podemos usar para desenvolver nossa habilidade de escrita.


Obter feedback

Este é difícil para muitos escritores novatos. Muitas pessoas têm uma ligação emocional com sua escrita e veem-na como uma extensão de si mesmos. Uma crítica ao texto é uma crítica ao escritor. Mas isto não é verdade. Você não é a sua escrita. É maravilhoso quando os leitores desfrutar de nosso trabalho, mas uma litania de elogios não vai melhorar nossas habilidades (e, em alguns casos, pode impedir o desenvolvimento de nossas habilidades). Olhe para as pessoas que lhe dão críticas construtivas e objetivas que ajudam a fortalecer a sua escrita, e valorize o seu feedback, porque nada mais vai fazer a sua escrita melhor, mais rápido ou mais fácil do que uma crítica bem trabalhada que você, em seguida, aplica a seu trabalho.

A maioria de nós vai experimentar muito desenvolvimento nas habilidades antes de estarmos prontos para escrever profissionalmente. Ao utilizar estas quatro práticas de leitura, escrita, estudo e feedback sobre o nosso trabalho como os pilares da nossa prática, podemos desenvolver habilidades fortes que estarão conosco por toda a extensão de nossas carreiras.

Mas mesmo depois que nós começamos a escrever para publicação e poder chamarmo-nos escritores que trabalham ou autores publicados, devemos manter a nossa habilidade fresca e afiada, e continuar regularmente engajado no desenvolvimento da escrita. É quando a leitura e a escrita se tornam nossas atividades mais importantes que podemos diminuir o estudo e o feedback, mas não devemos renunciar-los completamente.

Você pensa muito em como desenvolver habilidades de escrita? Que ferramentas, práticas e métodos são mais úteis em seu desenvolvimento como um escritor?

Compartilhe!
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Sobre Carolina

Carolina
Apaixonada por livros, estudante de Letras e escritora em treinamento.

Check Also

cena-de-no-coracao-do-mar-1449022541269_956x500

A razão para escolher um protagonista

Na maior parte do tempo, os escritores não escolhem um protagonista, mas o protagonista nos ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Menu Title