Home / Ficção / Editando o Conteúdo das Cenas

Editando o Conteúdo das Cenas

Depois que você já decidiu se todas as suas cenas tem uma estrutura que funcionam, está na hora de olhar para o conteúdo. Uma das principais revisões que você precisa fazer com relação ao conteúdo é decidir se você usou o mostrar e o contar em quantidades certas e nos momentos corretos.
Lembrando que mostrar tem uma carga emotiva forte, mas costuma ter pouco informação. Por outro lado, o contar raramente carrega muitas emoções, mas é eficiente para passar informações.
Veremos algumas dicas para ajudar você a decidir qual recurso escolher. Você sempre pode fazer diferente, mas em geral elas te dão boas noções.


Quando usar clips
Um clip é uma sequência de ações. Você pode ver mais detalhes sobre clips em “Ponto de Vista”. É uma das principais ferramentas para mostrar. O ideal é usar clips quando:
– A cena acontece agora; E
– Algo emocionalmente importante acontece na história.


Quando usar flashback
O flashback é uma ferramenta interessante quando a cena cumprir os três requisitos:
– Algo emocionalmente importante aconteceu com o protagonista da história e o leitor precisa saber o que foi naquele momento;
– Revelar o evento em clips, usando diálogos e monólogo interior não funciona na cena;
– Você pode inserir o flashback sem quebrar a tensão da cena.


Quando contar
O sumário narrativo, a exposição e a descrição estática são ferramentas úteis, se usadas com parcimônia. Você pode encontrar mais informações sobre elas no post “Sumário Narrativo”.
Algumas indicações de que você está em um momento em que contar é melhor que mostrar são:
– Você precisa passar algumas informações que não movem a história para frente, mas são essenciais (se a informação não for essencial apenas deixe de fora);
– Você precisa mostrar uma transição de tempo ou lugar;
– Você quer comprimir tempo ou acelerar ações que não precisam ser detalhadas;
– A informação tem pouco impacto emocional;
– Passar a informação usando clips leva muito tempo e é chato ou tediosos.


Editando os clips
Uma vez decidido que o uso de clips é o ideal para a cena, existem algumas erros mais comuns que você precisa verificar:
Parágrafo foca em mais de um personagem – Isso não é exatamente um erro, mas facilita a leitura se você mudar de parágrafo cada vez que mudar de clip.
Cena tem mais de um personagem POV – A menos que você use um narrador onisciente ou “mudança de mentes” você deve manter um único personagem com POV em cada cena.
O leitor vê coisas que o personagem POV não pode ver – Também precisa ser corrigido caso sua escolha de ponto de vista não permita entrar na cabeça de vários personagens. Lembre-se de usar monólogo interior e emoções interiores só em clips privados.
O leitor vê causa depois de efeito – Parece óbvio que a causa vem sempre antes do efeito, mas não é incomum construções de frases como “Ele sentiu seu coração acelerar e suas mãos tremeram ao ver o adversário o atacando com uma corrente”. Esse tipo de construção confunde o leitor.
A escala de tempo é confusa, com processos lentos terminando antes de outros rápidos – Se você descrever dois eventos acontecendo ao mesmo tempo, descreva o mais rápido primeiro. Na dúvida, sentimentos acontecem rápido, ações instintivas acontecem quase tão rápido quanto, e pensamentos e ações racionais levam mais tempo.


Editando flashbacks
Flashbacks são um tipo especial de clip, e devem ser revisados segundo o mesmo padrão dos clips com um extra: verifique se está claro onde começa e onde termina o flashback.


Editando o contar
Quando for para usar sumário narrativos, fique de olho nos principais problemas que podem acontecer:
Verbosidade – Seja tão conciso quanto puder.
Linguagem abstrata – Seja tão concreto quanto possível. Use nomes e verbos que ajudem a criar detalhes vívidos.
Excesso de explicação – Resista ao impulso de explicar tudo. Lembre que seu leitor é inteligente e consegue perceber muita coisa sozinho.

Compartilhe!
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Sobre Carolina

Carolina
Apaixonada por livros, estudante de Letras e escritora em treinamento.

Check Also

Little-Men-Tommy-Banks-768x509

8 dicas para escrever personagens crianças

Com sua mistura fascinante de inocência, estado de alerta, egoísmo, e idealismo, personagens infantis pode ...

Um comentário

  1. Adorei o post, muito enriquecedor! Estava precisando de uma explicação assim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Menu Title