Home / Ficção / Analisando seus Personagens

Analisando seus Personagens

Depois de terminar o primeiro rascunho da sua história começa o trabalho de revisão. Como os personagens são um elemento tão importante, uma boa ideia é começar por eles.
Uma dica bem legal do livro Writing Fiction for Dummies é desenvolver, durante o processo de escrita do primeiro rascunho, uma Bíblia de Personagens. Nela você coloca todas as informações que você sabe sobre cada personagem, seja ela usada no livro ou não. E cada vez que você acrescentar algo novo ao personagem você coloca na página dele na bíblia. Quando tiver alguma dúvida, é muito mais fácil consultar as poucas páginas de anotações do que procurar no livro todo alguma informação. E lembre-se de fazer para todos os personagens. Cada personagem pensa que é o heróis da história.
Desenvolvendo a Bíblia de cada personagem
É uma ferramenta tanto criativa quanto para revisão.
Aqui vão quatro tipos de dados importante para colocar nela (além desses, coloque quantos mais achar importante):
Traços físicos – Idade, altura, peso, herança étnica, cor de olhos e cabelo.
Vida emocional e familiar – personalidade do personagem, fé, visão política, pais, irmão, filhos, amigos, inimigos, casa, memórias de infância.
Vida Intelectual – educação, histórico profissional, música, livros e filmes preferidos, hobbies, filosofia pessoal.
História passada e motivações – valores, ambições e objetivos do personagem. Confira se eles fazem sentido entre si e com a história de vida dele. Quanto mais ‘diferentes’ forem os valores de um personagem, mais você terá que se esforçar para justificá-los ao leitor.

Então vamos começas a primeira revisão do seu livro, focando nos personagens. Nesse momento esses são os pontos cruciais a serem observados em cada cena:
– Qual é o personagem POV (ponto de vista) para essa cena? Ele é mesmo o mais indicado?
– O POV está correto? Você não descreveu nada que estivesse fora do alcance do personagem POV?
– Os seus personagens tem vozes únicas e distintivas nos diálogos e monólogos interiores?
– Os personagens estão entediantes, superficiais, falsos ou antipáticos?

Escolhendo bem seu Ponto de Vista
Algumas perguntas extras para você avaliar se o POV está sendo usado eficientemente.
Terceira Pessoa
– Está claro quem é o personagem POV em cada cena? É bom estabelecê-lo o mais cedo possível em cada cena.
– Em algum momento você entrou na cabeça do personagem errado, mostrando algo que o personagem POV não poderia ver?
– Você usou sumário narrativo para dar informações ao leitor que poderiam ser dadas por diálogos ou monólogos interiores?
– Você fez descrições através do filtro emocional do personagem POV?
Primeira Pessoa
– Seu personagem POV está presente na maior parte da ação? Se não estiver você terá que usar outro personagem para contar a ele o que aconteceu, e isso pode ser cansativo se usado com frequência.
– Você não está usando muitos monólogos e emoções interiores? Embora sejam importantes é fácil exagerar quando se usa primeira pessoa.
– Você está tirando vantagem da intimidade que o uso da primeira pessoa permite?
– A voz do narrador permanece constante na história toda, incluindo ações e descrições?
Mudando de Mentes
– Você tem um bom motivo para trocar o personagem POV a cada cena?
– Você troca de mente com frequência demais e impede o leitor de se identificar com os personagens?
– Você pode diminuir as mudanças sem diminiur o impacto emocional da narrativa?
Onisciente
– Você tem motivo para dar informações ao leitor que nenhum dos personagens sabem?
– Você dá ao leitor tempo suficiente na cabeça dos personagens importantes?
– Você pode reduzir o número de transições entre os personagens?
– Os segmentos oniscientes são tão fortes quanto é possível?
Segunda Pessoa
– Realmente existem razões para usar a segunda pessoa?
– Você está tendo problemas para colocar seu personagem POV em todas as cenas? Se estiver, seria melhor mudar para terceira pessoa.
Terceira Pessoa Objetiva
– Seu romance tem fortes sensações cinematográficas?
– Seu leitor se identifica bem com o personagem em foco em cada cena, mesmo sem conseguir ver suas emoções e pensamentos?
– Você entrou sem querer algumas vez na cabeça de algum personagem?

Voz Única
Cada personagem tem uma forma única de falar, pensar, ver o mundo em geral. Por exemplo, um personagem muito arrogante ou inocente pode cometer erros de interpretação visíveis ao leitor. Lembre-se sempre de usar as características do personagem na narrativa.

Faça anotações do que você encontrar de errado, e ao final reveja-as, procurando por um padrão. Então pense a respeito e veja o que você precisa mudar a respeito de cada personagem. Ainda não mude o manuscrito. Você pode encontrar problemas de estruturas e cenas na próxima revisão que precisará corrigir também.
Algumas mudanças que você poderá fazer para consertar seus personagens se encontrar problemas nele:
Personagem Entediante. Deve faltar objetivo para esse personagem. Tente dar a ele algo que ele quer desesperadamente.
Personagem Superficial. Geralmente o personagem precisa de alguns valores para guiá-lo, ao invés de simplesmente seguir o enredo.
Personagem falso. As vezes o personagem não parece uma pessoa real. Tente três coisas para consertar isso: tenha certeza que seus objetivos estão de acordo com sua ambição; verifique se as ambições do personagem combinam com seus valores; verifique a importância que os valores do personagem tem para ele.
Personagem Antipático. Veja porque os leitores não gostam do personagem. Ele é irritante, estúpido, arrogante, cruel? Verifique se esse comportamento é intencional e conserte-o se não for. Se for intencional, faça dele um personagem mais interessante e profundo para compensar.

Compartilhe!
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

Sobre Carolina

Carolina
Apaixonada por livros, estudante de Letras e escritora em treinamento.

Check Also

Estrutura de um conto

Semana passada vimos uma forma de estruturar um conto. Hoje discutiremos outra. 1. Primeiras frasesIntroduza …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0