Home / Ficção / 10 Principais Motivos de Rejeição

10 Principais Motivos de Rejeição

Randy Ingermanson e Peter Economy listaram o principal motivos pelo qual as editoras rejeitam os livros.
Vale a pena dar uma olhada e aumentar suas chances de não cair em nenhum desses problemas.


1 – A categoria está errada
As vezes o escritor simplesmente não fez seu trabalho de pesquisa direito e enviou o romance para uma editora que não publica esse tipo de livro. É bom sempre verificar se a empresa pública o gênero que você escreve antes de enviar.


2 – Erros gramaticais ou escrita confusa
Isso não vale só para o livro, mas para sua carta de apresentação, ou correspondência em geral, trocada com a editora. Sua habilidade de escrita é essencial para um bom livro, e se os editores acharem que ela é fraca, eles nem terminarão de ler seu livro para saber se sua história é boa.


3 – O leitor alvo não foi bem definido
Não adianta tentar escrever para todo mundo. Você precisa definir qual é sua audiência, e deixar claro para a editora que você a conhece.


4 – O mundo da sua história é entediante
Se o mundo onde sua história se passa for entediante, seus personagens também serão, bem como sua história. Crie um mundo vívido, no qual seus leitores queiram entrar por algumas horas.


5 – Sua storyline é fraca
A primeira coisa que os editores vão ler é aquele resuminho de uma frase, e se ele não for interessante, muitos nem vão pegar o livro. Para muitos editores uma boa storyline diferencia escritores profissionais dos amadores.


6 – Os personagens não são únicos e interessantes
Os editores querem personagens únicos e fascinantes. Ninguém vai pagar para gastar seu tempo com pessoas chatas. Tenha certeza que seus personagens são tridimensionais e consistentes.


7 – O autor não tem uma voz forte
O voz é o que quão única e interessante é sua escrita. A voz literária é algo que os escritores, em geral, tem que descobrir sozinhos. Dificilmente encontrará manuais explicando. O importante é escrever o máximo que pode para encontrar sua voz, e não tentar imitar outros escritores.


8 – O enredo é previsível
Geralmente isso acontece pois seu livro segue a mesma linha de vários livro, filmes, ou programas de TV. Personagens fracos também aumentam o problema, pois você pode manipulá-los ao seu bel prazer.


9 – O tema é autoritário
Quase ninguém gosta de sermão no livro que está lendo. Tenha certeza que o seu não está tentando impor sua ideia para os leitores. Não significa que você não possa dizer algo, mas seja sutil.


10 – O livro falha em dar uma experiência emocional poderosa
Em geral a forma mais fácil de emocionar o leitor é emocionando o personagem POV e convencendo o leitor que, temporariamente, ele é aquele personagem. Sempre coloque desafios grandes para o personagem, intimamente ligados com seus objetivos, e mostre o máximo possível, ao invés de contar, nos momentos emocionantes.

Compartilhe!
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Sobre Carolina

Carolina
Apaixonada por livros, estudante de Letras e escritora em treinamento.

Check Also

Little-Men-Tommy-Banks-768x509

8 dicas para escrever personagens crianças

Com sua mistura fascinante de inocência, estado de alerta, egoísmo, e idealismo, personagens infantis pode ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Menu Title