Home / Ficção / Criando Personagens – Tipos de Bartle

Criando Personagens – Tipos de Bartle

Ainda falando sobre o livro “The Mythic Guide to Characters – Writing Characters Who Enchant and Inspire” vamos para a segunda camada: como o personagem se relaciona com o mundo.
A teoria de Bartle é sobre como os diferentes tipo de pessoas se relacionam com jogos virtuais, mas ela pode ser estendida para o relacionamento com o mundo – na verdade a forma como nos relacionamos com jogos é uma extensão de como nos relacionamos com o mundo.
Assim, escolhendo um dos 4 tipos para seu personagem vai ajudá-lo a definir como seu personagem, em geral, se relaciona com as situações a sua volta.

1 – O Matador
São os jogadores que procuram gratificação instantânea e tem um estilo de jogo agressivo.
Na vida eles querem coisas rápidas e fáceis. Eles não querem perder tempo, eles querem satisfazer suas vontades. Esse é o tipo que não tem paciência em tentar cortejar uma mulher por muito tempo e costuma trocar de emprego quando acha que não está sendo recompensado como deveria.
Exemplos: Draco Malfoy de Harry Potter e Cato de Jogos Vorazes.

2 – O Conquistador
São os jogadores que buscam desafios, sempre tentando realizar cada objetivo do jogo. São altamente competitivos.
Na vida eles se esforçam por seus objetivos. Querem ser os melhores e também querem o reconhecimento por isso. Costumam ser bem sucedidos em qualquer carreira. São pessoas em geral introvertidas, mas que sabem reconhecer a importância das relações sociais para atingir suas metas.
Exemplos: Hermione de Harry Potter e Katniss de Jogos Vorazes.

3 – O Explorador
Gostam de jogar por uma perspectiva mais profunda, mergulhando no enredo do jogo, no apelo artístico.
Essas pessoas são criativas e artísticas. Querem aprender coisas interessantes e ter novas experiências. Costumam escolher carreiras que sejam interessantes, não se assentando em trabalhos chatos e repetitivos. Sua necessidade de descoberta muitas vezes os levam a ser relutantes em se prender em um relacionamento fixo.
Exemplos: Luna de Harry Potter e Rue de Jogos Vorazes.

4 – O Sociável
Gosta de jogar pelo apelo interativo.
Eles amam a companhia de outras pessoas e gostam de estar sempre cercados por elas. São naturais em relacionamentos e se dão bem em qualquer multidão. Tentem a ter trabalhos que exigem interação social.
Exemplos: Harry Potter de Harry Potter e Peeta de Jogos Vorazes.

Compartilhe!
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Sobre Carolina

Carolina
Apaixonada por livros, estudante de Letras e escritora em treinamento.

Check Also

hqdefault

Erros mais comuns: como não usar rótulos de falas e marcadores de ação

Não prejudique a graciosidade dos diálogos dos seus personagens com erros de pontuação ou estilo. ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Menu Title