Ainda falando sobre o livro “The Mythic Guide to Characters – Writing Characters Who Enchant and Inspire” vamos para a segunda camada: como o personagem se relaciona com o mundo.
A teoria de Bartle é sobre como os diferentes tipo de pessoas se relacionam com jogos virtuais, mas ela pode ser estendida para o relacionamento com o mundo – na verdade a forma como nos relacionamos com jogos é uma extensão de como nos relacionamos com o mundo.
Assim, escolhendo um dos 4 tipos para seu personagem vai ajudá-lo a definir como seu personagem, em geral, se relaciona com as situações a sua volta.
1 – O Matador
São os jogadores que procuram gratificação instantânea e tem um estilo de jogo agressivo.
Na vida eles querem coisas rápidas e fáceis. Eles não querem perder tempo, eles querem satisfazer suas vontades. Esse é o tipo que não tem paciência em tentar cortejar uma mulher por muito tempo e costuma trocar de emprego quando acha que não está sendo recompensado como deveria.
Exemplos: Draco Malfoy de Harry Potter e Cato de Jogos Vorazes.
2 – O Conquistador
São os jogadores que buscam desafios, sempre tentando realizar cada objetivo do jogo. São altamente competitivos.
Na vida eles se esforçam por seus objetivos. Querem ser os melhores e também querem o reconhecimento por isso. Costumam ser bem sucedidos em qualquer carreira. São pessoas em geral introvertidas, mas que sabem reconhecer a importância das relações sociais para atingir suas metas.
Exemplos: Hermione de Harry Potter e Katniss de Jogos Vorazes.
3 – O Explorador
Gostam de jogar por uma perspectiva mais profunda, mergulhando no enredo do jogo, no apelo artístico.
Essas pessoas são criativas e artísticas. Querem aprender coisas interessantes e ter novas experiências. Costumam escolher carreiras que sejam interessantes, não se assentando em trabalhos chatos e repetitivos. Sua necessidade de descoberta muitas vezes os levam a ser relutantes em se prender em um relacionamento fixo.
Exemplos: Luna de Harry Potter e Rue de Jogos Vorazes.
4 – O Sociável
Gosta de jogar pelo apelo interativo.
Eles amam a companhia de outras pessoas e gostam de estar sempre cercados por elas. São naturais em relacionamentos e se dão bem em qualquer multidão. Tentem a ter trabalhos que exigem interação social.
Exemplos: Harry Potter de Harry Potter e Peeta de Jogos Vorazes.
Tags listas personagens
Check Also
Estrutura de um conto
Semana passada vimos uma forma de estruturar um conto. Hoje discutiremos outra. 1. Primeiras frasesIntroduza …