Home / Ficção / Criando Personagens – Os 5 Grandes Relacionamentos

Criando Personagens – Os 5 Grandes Relacionamentos

Continuando a segunda camadas dos personagens, outro fator muito importante para o comportamento deles é a forma como se relacionam com outras pessoas.
Confucio definiu 5 principais relacionamentos, que devem ser definidos para os personagens importantes da suas história, pois eles definem muita coisa em um personagem.

1 – Governo e indivíduo
O relacionamento do seu personagem com o governo é importante.
Ele vive de acordo as regras? Ou simplesmente as ignora? Ele acha o sistema falho e tenta corrigir? Ou acha que está tudo perdido e tenta derrubá-lo? Isso pode inclusive gerar o enredo principal da sua história.

2 – Pais e filhos
Como seu personagem se relaciona (ou se relacionava) com os pais é outro fator importante para definir sua vida adulta. Mesmo que isso não apareça no livro é importante que você saiba. Pais super protetores ou negligentes criam adultos bem diferentes.
Se seu personagem tiver seus próprios filhos então, toda a história muda. A responsabilidade de cuidar de uma criança será sempre uma das principais preocupações para qualquer pai.

3 – Marido e Mulher (Romance)
Ter um relacionamento romântico muda a vida de alguém de várias formas. Ele sempre terá que consultar alguém antes de tomar grandes decisões. Ele pode hesitar em marchar para o perigo se tiver alguém esperando por ele em casa. Além de que esse alguém pode influenciar muito cada decisão na vida desse personagem.

4 – Irmão mais velho e irmão caçula
Irmãos podem ter um papel vital no desenvolvimento do seu personagem. Há diversas diferenças de personalidades entre pessoas que tiverem irmãos mais velho, mais novos, foram filhos únicos.
Além disso o irmão desse personagem pode ainda ser alguém importante na vida dele. Um irmão mais velho que ainda não percebeu que o seu personagem cresceu, ou um irmão caçula que requer constantes cuidados podem afetar todas as ações do seu personagem.

5 – Amigo e Amigo
Os aliados do seu personagem podem ser muito importantes na sua vida. Quantos amigos ele tem? Ele confia neles? Eles exigem contante atenção e trabalho?

Definir todos esses fatores podem dar trabalho, mas certamente fará seu personagem se parecer cada vez mais com uma pessoa de verdade.

Compartilhe!
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Sobre Carolina

Carolina
Apaixonada por livros, estudante de Letras e escritora em treinamento.

Check Also

hqdefault

Erros mais comuns: como não usar rótulos de falas e marcadores de ação

Não prejudique a graciosidade dos diálogos dos seus personagens com erros de pontuação ou estilo. ...

2 Comentários

  1. Olá tudo bem?

    Parabéns pela iniciativa de oferece de forma gratuita dicas para escritores iniciantes assim como eu. Bem este poste me foi bastante esclarecedor, de modo que eu já conheço esses arquétipos mais você me fez ver-los de outra forma sei que não é uma regra e que são apenas sugestões porém como ainda estou me aventurando no mundo da ficção creio que não esta na hora de quebrar certas regras.

    Mais uma vez parabéns e tenha muito sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Menu Title