Home / Ficção / 4 Princípios do Enredo

4 Princípios do Enredo

O enredo é um dos pilares mais visíveis em um romance e um dos principais motivos pelos quais os leitores escolhem seus livros.
James Scott Bell em seu livro Write Great Fiction – Plot & Structure, após analisar centenas de enredos desenvolveu um conjunto de princípios que ele chamou de sistema LOCK, ou em português LOCN, que rege praticamente todos os romances clássicos e modernos.


L para Líder
Qualquer história precisa começar com um personagem Líder interessante. É ele que compele as pessoas a continuar a ler o livro. Os leitores não precisam simpatizar com ele, mas precisam se interessar pelo seu destino.


O para Objetivo
O personagem precisa ter um Objetivo, um desejo. O Objetivo é a força motriz da ficção que impede o Líder de simplesmente ficar parado. Ele pode querer algo ou querer fugir de algo.
Isso forma a “questão da história” – irá o Líder realizar seu objetivo? E você precisa fazer os leitores se preocuparem com a resposta dessa pergunta. Precisa ser algo importante.


C para Confronto
Oposição ao personagem é o que traz vida a história. Secretamente os leitores querem se preocupar, e você não pode privá-los disso. Coloque obstáculos no caminho do Líder, faça coisas acontecerem com ele.


N para Nocaute
Os leitores querem ver um nocaute no fim. Pode ser algo bem literal ou mais ambíguo, mas precisa ser um final poderoso. Um grande final é importante. Ele pode salvar ou afundar um livro.

Compartilhe!
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Sobre Carolina

Carolina
Apaixonada por livros, estudante de Letras e escritora em treinamento.

Check Also

cena-de-no-coracao-do-mar-1449022541269_956x500

A razão para escolher um protagonista

Na maior parte do tempo, os escritores não escolhem um protagonista, mas o protagonista nos ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Menu Title