Home / Ficção / 10 Dicas para Evitar a Procrastinação

10 Dicas para Evitar a Procrastinação

Vivemos hoje em um mundo cheio de distrações, no qual procrastinar já se tornou uma forma de arte. Nós nos tornamos mestres em adiar até amanhã o que devemos (ou pretendem) fazer hoje. Costumamos definir metas sólidas para nós mesmos, mas como as efêmeras resoluções de Ano Novo, elas parecem ficar para trás em nossos espelhos retrovisores, pois estamos muito ocupados fazendo outras coisas.

Se, como eu, você muitas vezes sente falta de força de vontade, você pode se beneficiar de algumas dicas que podem ajudá-lo a evitar a procrastinação. Então, aqui estão algumas delas:

1 – Faça um cronograma de escrita. Na verdade, escreva e coloque-o onde você pode olhar para ele o tempo todo. Deixe a sua família saber que você pretende segui-lo e peça o apoio deles (para deixá-lo sozinho para que você possa escrever). Você pode até mesmo pedir-lhes para te atormentarem e te lembrarem de usar essa força de vontade.
2 – Escreva por curtos períodos de tempo. Assim, você pode sentir o senso de disciplina e realização. Se você tentar reservar um dia inteiro ou um grande bloco de horas, outras coisas da vida vão atrapalhar.
3 – Recompense-se quando você atingir seu objetivo. Faça um bolo. Tome um banho de espuma. O que funcionar para você.
4 – Trabalhe em algum lugar que não vai ser uma distração! Ok, isso é difícil. Algumas pessoas acham o barulho ambiente de um café útil. Outras dirigem até a biblioteca para ficar longe de seu cachorro.
5 – Deixe as outras coisas fora do caminho. Eu não posso começar a trabalhar até que verifique meu e-mail e sinta que eu arrumei todas as coisas que podem me incomodar se eu não fizer primeiro. Você sabe o você tem que fazer.
6 – Feche os programas de e-mail e redes sociais, e desligue o telefone. Sim, você realmente não vai morrer se se “desligar” por uma hora ou duas.
7 – Escreva no seu melhor momento. É difícil tentar escrever se você estiver com sono ou sem foco.
8 – Obtenha um parceiro de responsabilidade. Se você deseja definir metas difíceis de alcançar, consiga alguém para informar do seu progresso ou enviar seus capítulos até uma data e hora específicas. Sei de um autor que concordou em pagar 100 dólares a cada vez que ele se atrasasse no envio de suas páginas para o seu parceiro de responsabilidade. Às vezes, ele as enviava um minuto antes do prazo final, mas foi um grande incentivo para ele.
9 – Lembre-se que você gosta de escrever. Eu ouço de alguns escritores como eles vieram a odiar a escrever. Se for assim, por que continuar? Escreva porque você o ama. É divertido! Sim, é um trabalho árduo, assim como vários outro,s como esfregar banheiros sujos e cavar trincheiras. Pessoalmente, acho que a escrita é muito mais divertido do que trabalhar em um monte de outras coisas. A escrita é um privilégio; um monte de pessoas lutam todos os dias apenas para encontrar comida e água para sobreviver. Conte suas bênçãos. Mude sua atitude.
10 – Pense em si mesmo como um escritor, que este é o seu trabalho. Ajuste sua atitude para ver a sua escrita como uma profissão. Seja profissional. Trate a sua escrita como um negócio e seja responsável sobre isso, assim como você faria com qualquer outro trabalho.

Espero que algumas dessas sugestões possam ajudá-lo a evitar a procrastinação. Agora, hora de voltar a escrever!



O que te ajuda a evitar procrastinar? Tem alguma grandes idéias que você gostaria de compartilhar aqui com outros escritores?

Compartilhe!
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Sobre Carolina

Carolina
Apaixonada por livros, estudante de Letras e escritora em treinamento.

Check Also

Little-Men-Tommy-Banks-768x509

8 dicas para escrever personagens crianças

Com sua mistura fascinante de inocência, estado de alerta, egoísmo, e idealismo, personagens infantis pode ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Menu Title