Home / Ficção / Tendo Ideias – parte 2

Tendo Ideias – parte 2

Como prometido, mais alguns exercícios para ajudar com as ideias para o seu livro.


Veja isso
Deixe sua imaginação te passar um filme.
Sente-se de manhã e pergunte a si mesmo “Sobre o que eu realmente quero escrever nesse momento?”. Liste as três primeiras coisas que vierem a sua mente. Isso pode vir na forma de temas, personagens ou situações. Escolha a que lhe agradar mais.
Então feche os olhos e comece o filme. Apenas sente e “assista”. Não tente controlar. Faça isso por quanto tempo quiser.
Então comece a escrever sem se preocupar com a construção do enredo por pelo menos 20 minutos. Escreva sobre o que você se lembra desse filme. O que você notou sobre personagens, temas, enredo, qualquer coisa. Apenas escreva.
Faça isso por cinco dias e então olha o material que você tem.


Ouça isso
Música é um atalho para a alma. Ouvis música move você. Escolha diferentes estilos – clássica, rock, jazz – e enquanto você ouve, feche os olhos e veja as imagens, cenas e personagens desenvolvidos.
Se encontrar algo de valor para escrever, você pode usar essa música para te colocar no clima toda vez que sentar para escrever.


Personagens primeiro
Talvez o caminho mais rápido para criar uma história seja através dos personagens. O processo é simples: desenvolva um personagem e veja para onde ele vai.
Há várias formas de criar um personagem original:
Visualize. Feche seus olhos e veja o primeiro personagem que aparecer em sua mente. Descreva essa pessoa. Coloque-o em qualquer situação e veja o que acontece. Então se pergunte “porque esse personagem está agindo dessa forma?”
Recrie com o que você conhece. Pegue algum personagem fascinante do seu passado e então o recrie. Dê a ele uma ocupação diferente, troque seu sexo.
Obituários. Pegue um jornal e veja a biografia do seu personagem. Adapte-a. Pegue as partes interessantes, altere a idade, e sexo.
A pior coisa. Uma vez que você tenha o personagem se pergunte “qual a pior coisa que pode acontecer com ele?”. A resposta a essa pergunta pode dar um bom romance de suspense.


Roubando do melhor
Se Shakespeare pôde fazer isso, você também pode. Pegue o germe de outra história e o vista com a sua magia particular. Mude personagens chaves e convenções.


Invertendo o gênero
Todos os gêneros possuem convenções de longa data. Nós esperamos um certo ritmo e movimento de cada gênero de história. Então porque não pegar essa expectativa e virá-la de cabeça para baixa.
É muito fácil pegar, por exemplo, uma história de velho oeste e transformá-la em uma aventura espacial.
Brinque com os gêneros, convenções, expectativas. Misture tudo.

Compartilhe!
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Sobre Carolina

Carolina
Apaixonada por livros, estudante de Letras e escritora em treinamento.

Check Also

Little-Men-Tommy-Banks-768x509

8 dicas para escrever personagens crianças

Com sua mistura fascinante de inocência, estado de alerta, egoísmo, e idealismo, personagens infantis pode ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Menu Title