Home / Ficção / 5 Técnicas para Transformar seu Conto em um Romance

5 Técnicas para Transformar seu Conto em um Romance

Então, você escreveu um conto. Você revisou, e editou, e conseguiu condensá-lo em 3500 (ou menos) palavras de perfeição. Então, um pensamento vem a sua cabeça: depois de todo esse trabalho de cortar palavras, devo acrescentas mais milhares e transformar meu conto um um romance? A resposta é… talvez.


1 – Procure no enredo principal por novas histórias
Examine a trama principal de sua história para ver se ele poderia ter um desenvolvimento mais intenso. Quaisquer adições à história devem ser orgânicas, de modo a procurar os elementos tangenciais que poderiam beneficiar e embelezar, ou conflitos que podem ser alterados para promover os principais temas da história. Existe alguma parte de sua história que oferece mais possibilidades para seus personagens descobrirem?


2 – Explore seu cenário

Caminhe ao redor do mundo que você criou. Observe cada detalhe. Pegue o que você sabe sobre o cenário onde seus personagens vivem e dê-lhe vida. Alguns dos melhores romances usam um cenário dinâmico, que mudam conforme a história avança (ou obriga os personagens a tomar medidas) para influenciar o conflito principal e dar mais profundidade aos personagens. Conforme você usa mais isso, você vai perceber que o cenário age como se fosse um personagem.


3 – Adicione novos personagens

Essa pode ser complicada, então seja cauteloso. Só adicione personagens se eles podem aparecer organicamente. Você quer que esses personagens adicionais contribuam para o sabor da história, não o diminuam. Se um novo personagem é apenas outra versão de um personagem ou simplesmente funciona como um narrador “mundo real”, pode ser um sinal para ir em uma direção diferente.


4 – Inclua mais subenredos

Às vezes, quanto mais, melhor, e às vezes mais … é demais. Adicionar muitas subtramas pode enrolar sua trama principal. Olhe para as histórias de fundo de seus personagens procurando algo do passado que os faz agirem como eles agem. Em seguida, explore a motivação fundamental do personagem para fazê-lo aprender ao longo da história, para entender melhor de si próprio.


5 – Olhe além conclusão de sua história

Essa pode ser um pouco diferente das outras dicas, mas é tão eficaz quanto. Pense em seu conto como um prelúdio da ação “principal” ao invés de algo que precisa de alongamento. O que acontece com os personagens após a conclusão do seu conto? O conflito é realmente resolvido? Determine o futuro de seus personagens e use isso como base para o seu romance.


Armadilhas comuns ao transformar um conto em um romance

Muito enfeite: Não descreva uma cena apenas por uma questão de descrever. Encontre um ponto de parada natural e pare. Linguagem detalhada fará o seu público quer parar de ler.
Diálogo sem fim: Nunca prolongue conversas mais do que o necessário. Se um ponto foi dito, siga em frente. Os leitores vão perceber quando o ritmo de seu romance mudar de animado para tediosamente lento.
Muitos personagens: Seja seletivo quando a adição de novos personagens, porque ter um excesso subenredos só irá confundir seus leitores e complicar o enredo. Além disso, quanto mais personagens você introduzir, para mais personagens você terá que criar resoluções. Nós não podemos todos ser George R. R. Martin.
Subenredos não naturais: Subenredos precisam acontecer naturalmente e de alguma forma se relacionarem com a trama principal do romance. Se a sua subtrama não tem nenhuma ligação com o conflito principal e/ou não ajuda os personagens envolvidos a crescerem de alguma forma, é provavelmente melhor eliminar.


Nem todos os contos são feitos para serem romances

A verdade é simples, nem todos os contos são destinadas a tornar-se romances. Contos são escritos com um objetivo em mente: para contar uma história de forma concisa e com poucas palavras. Enquanto o romance também precisa ser conciso, isso muitas vezes envolve o uso de cerca de 25 vezes o número de palavras que um conto usa para fazê-lo. A maneira mais fácil de saber se sua história pode se tornar um romance é usar as dicas escritas aqui para determinar o potencial da sua história. Se elas não produzirem os resultados corretos, as únicas palavras que você deve adicionar ao seu conto são: O FIM.


Traduzido de “Writer’s Relief”

Compartilhe!
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Sobre Carolina

Carolina
Apaixonada por livros, estudante de Letras e escritora em treinamento.

Check Also

cena-de-no-coracao-do-mar-1449022541269_956x500

A razão para escolher um protagonista

Na maior parte do tempo, os escritores não escolhem um protagonista, mas o protagonista nos ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Menu Title