Home / Ficção / 5 Passos para Escrever um Conto

5 Passos para Escrever um Conto

Como você escreve um conto? Como escrever um conto difere de escrever um romance?

Estas são perguntas difíceis de responder, porque há tantos tipos de contos quanto há tipos de romances. Há contos longos, contos curtos, contos simples, e contos complexos.

Ainda assim, se você quer escrever um conto, aqui estão cinco passos para ajudar você a começar:


1. Leia Contos

Escritores de verdade leem, e como Stephen King disse: “Se você não tem tempo para ler, você não tem tempo para escrever.”

Se você nunca leu um conto, vai ser difícil você escrever um. Mesmo que você já tenha lido centenas de histórias, estudar uma ou duas de perto vai ajudar a melhorar a sua compreensão da forma do conto.

Para encontrar alguns bons contos em seu gênero favorito, procure revistas literárias. Algumas são até gratuitas.


2. Resuma seu Conto
Antes de começar a escrever, tente um truque de roteiro conhecido como Loglines. Logline é um resumo de uma frase de sua história, sua essência. Por exemplo, aqui está uma sinopse para “Uma Rosa para Emily”, de William Faulkner:

Logline: Uma mulher solitária do Sul é encontrada morta e apodrecida em sua casa depois de ter sido abandonada por seu amante.

A fórmula é seu personagem + uma descrição (nesse caso, mulher solitária do Sul), seguidos por um evento (por exemplo, encontrada morta), seguido de um conflito (abandonada por seu amante).

Isso ajudará você a entender sobre o que é a sua história.


3. Escreva seu Conto

Alguns guias sugerem focar em começar escrevendo um primeiro parágrafo cativante, mas ao mesmo tempo em que isso é importante, também coloca muita pressão sobre você, quando você está para começar a escrever o conto.

Em vez disso, é só escrever. Basta colocar a caneta no papel. Não se preocupe com o que sai. Isso não é importante. Você só precisa ter o seu conto começado.

Você precisa escrever entre 50 e 100 por cento mais palavras do que vai haver na versão final do seu conto. Isso significa que se você está tentando escrever um conto de 5 mil palavras, pode ser necessário escrever 10 mil palavras no total em sua primeira versão. Por quê?

Seu trabalho é menos escrever palavras do que escolher as melhores palavras. Para ter um bom conto, você vai ter que cortar um monte de escrita medíocre.


4. Reescreva e Edite

Toda boa escrita é reescrita.

Depois de escrever o seu primeiro projeto, você precisa começar a cortar, reescrever e editar o seu conto. Esta é a parte mais difícil de escrever um conto, e você pode se sentir como se estivesse atravessando um pântano ou subindo através de uma caverna muito apertada.

No entanto, não desista agora. Você está quase lá.

Para tornar mais fácil reescrever, eu recomendo o programa de processamento de texto, Scrivener, o que torna a organização de seu trabalho muito mais fácil.


5. Envie!

Antes de enviar seu conto, certifique-se que você leu em voz alta várias vezes para encontrar erros ortográficos e gramaticais e que você tenha formatado de acordo com o formato do manuscrito padrão.

Então, pega várias revistas literárias em seu gênero e leia suas diretrizes de submissão para saber se o seu conto vai se ajustar.

Finalmente, é hora de enviar o seu bebê para o mundo. Não pense mais nisso. Apenas faça. Vai ser difícil deixar a sua história ir, mas você não pode ser publicado, se você não enviar.


Escreva o seu conto hoje!

Compartilhe!
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Sobre Carolina

Carolina
Apaixonada por livros, estudante de Letras e escritora em treinamento.

Check Also

Little-Men-Tommy-Banks-768x509

8 dicas para escrever personagens crianças

Com sua mistura fascinante de inocência, estado de alerta, egoísmo, e idealismo, personagens infantis pode ...

2 Comentários

  1. Achei bastante interessantes as dicas. Realmente, para se tornar um bom escritor, a gente tem que realmente ler bastante, senão jamais se chegará a objetivo algum na área literária.

  2. achei muito legal esse site

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Menu Title