Home / Ficção / Atalhos para Contos – 4 Formas de Causar Grande Impacto com Poucas Palavras

Atalhos para Contos – 4 Formas de Causar Grande Impacto com Poucas Palavras

Para escrever um conto com sucesso, você precisa causar um grande impacto em tão poucas palavras quanto possível. Assim, cada escolha que você faz como um autor precisa ser deliberada, cada personagem tem de agir com um propósito, e cada palavra precisa ser como um soco. Quando menos, definitivamente, é mais, concentrar-se em certos detalhes podem ajudar a imbuir seu conto, com muita cor, significado e subtexto – sem palavras supérfluas.

1. Gestos dos personagem – Quando você está escrevendo com uma restrição de contagem de palavras, você quer mostrar a personalidade de seus personagens sem usar muito diálogo. Uma maneira de fazer isso é através de gestos físicos. Por exemplo, um cirurgião acabando de sair da sala de operação poderia balançar a cabeça enquanto ele se aproxima de entes queridos do paciente. Este simples gesto vai falar muito sobre como a cirurgia correu, sem você escrever uma única palavra extra.

2. Escolha de roupas – O que seu personagem está vestindo pode fornecer vislumbres sobre sua personalidade, e até mesmo ajudar a explicar o cenário ou impulsionar a trama. Se o seu protagonista está usando um estetoscópio, uma etiqueta com o nome, e um casaco de médico coberto de sangue, o leitor vai saber que seu personagem é um médico que acaba tratar de um grande trauma.

3. O cenário como um personagem – Na maioria das grandes ficções, o cenário é tão importante quanto a trama e os personagens. Os melhores cenários vão mover a história para frente. Tome o exemplo do hospital. Respingos de chuva contra a janela na sala de recuperação do paciente, não só acrescentam descrição para o cenário, mas também transmitem o clima da cena para o leitor. Sem sequer ver o seu personagem ou ouvir seus médicos dar más notícias, o leitor já vai sentir que o resultado não vai ser positivo.

4. Diálogo preciso – Uma das maneiras mais importantes para criar um grande impacto em um conto é escrever diálogos nítidos e concisos. Diálogo ajuda a conduzir a trama e revelam informações sobre os personagens. Assim, quanto mais sucinto seu diálogo, mais oportunidades você terá que revelar muito, dizendo menos. Por exemplo, você pode fazer o seu médico usa vinte palavras para dar a um colega uma atualização. Ou, você pode tomar as vinte palavras e dividi-las entre os dois personagens para dar mais profundidade à conversa – e à sua história.

Como você pode aplicar estas técnicas em sua escrita?

Para entender como essas técnicas funcionam, leia alguns contos! Leia ficção flash para ver como os autores contam histórias complexas e intrigantes com uma quantidade limitada de palavras. Veja quantas técnicas que você pode reconhecer, em seguida, aplique o que aprendeu em sua própria escrita.

Como um exercício, dê-se um limite curto de palavras e tente contar a sua história. Conforme você edita, reduza ainda mais a contagem de palavras, até que você possa entregar o seu conto em tão poucas palavras quanto possível.

Compartilhe!
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

Sobre Carolina

Carolina
Apaixonada por livros, estudante de Letras e escritora em treinamento.

Check Also

Ajudando o leitor na Suspensão da Descrença

A verossimilhança em uma obra de ficção é importante para ajudar o leitor a “suspender …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0