Home / Ficção / 6 Coisas para Considerar antes de Misturar Gêneros

6 Coisas para Considerar antes de Misturar Gêneros

Era uma vez o gênero…

O gênero direciona como nós escrevemos, qual cenário utilizamos, o tamanho dos nossos livros e os personagens que criamos. Ele dita em qual prateleira nossos livros serão vendidos. Gêneros fazem promessas: romances* prometem amor, ação promete entusiasmo, horror promete noites sem dormir.

Então, nós misturamos os gênenros. Romance paranormais permitem que nós nos apaixinemos por vampiros, por exemplo. Mas esses híbridos são complicados. Eles trazem um problema: esses livros devem ir para prateleira de paranormal ou de romance?

E hoje em dia esses gêneros não só estão misturados, mas eles estão dando uma festa e convidando todo mundo. Nós vemos por aí romances históricos com humor suficiente para atrair leitores de chick-lit . Nós temos livros para Jovens Adultos (YA) com romances históricos paranormais.

E porque isso está se tornando mais popular? Um dos motivos é que livrarias virtuais não tem prateleiras. E mais gêneros igual a mais leitores.

Mas é legal fazer algumas perguntas antes de misturar gêneros no seu livro.

  1. Por que você está fazendo isso? Você leu em algum lugar que distopias estão em alta e resolveu forçar sua hist[oria fofa sobre jovens apaixonados em uma fazenda para se passar em uma cidade destruída por robôs?
  2. Isso avança seu plot? Ou a história funciona tão bem quanto, ou até melhor, com apenas um gênero?
  3. Isso afeta seus personagens? Colocar uma princessa medieval em um cenario contemporâneo vai mudá-la? Isso é o que você quer?
  4. Você conhece os dois gêneros bem o bastante? Não tente blefar sobre o gênero. Leitores gostam de certos gêneros porque são familiares. É como fingir ser uma fã de Star Wars em uma convenção anual: não vai acabar bem.
  5. Como isso afeta os diálogos? Seus personagens serão capazes de se comunicar ou você terá que criar uma nova língua? Isso pode adicionar ou diminuir conflitos do seu plot.
  6. Sua audiência vai ficar confusa? Se você escolher misturar gêneros muito diferentes você vai conseguir satisfazer os leitores de ambos? Leitores de romances não costumam gostar de cadáveres eviscerados e leitores de horror não vão se importar com as borboletas no estômago que a heroína está sentindo. Não é impossível, mas pense a respeito.

Após pensar nessas perguntas e chegar à conclusão de que é realmente o que você quer fazer vá fundo! Divirta-se!

*A palavra romance pode ser usada em português para se referir a um livro de ficção maior que uma novela (Novel) ou para se referir a livros de teor romântico (Romance). Nesse post ele foi utilizada se referindo a livros românticos.

Compartilhe!
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

Sobre Carolina

Carolina
Apaixonada por livros, estudante de Letras e escritora em treinamento.

Check Also

5 Ideias para plots

Dificuldade em encontrar ideias para seu livro? Seguem algumas sugestões para ajudar a encontrar ideias …

Um comentário

  1. Avatar
    gustavo pereira

    eu adoro seu blog ele esta me ajundando muito com suas valiosas dicas.obg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *